Crie sua vida Desenvolvimento Pessoal

COMO TER UM DIA PRODUTIVO PRA CARAMBA E SEM ANSIEDADE

Eu acordei assim: coração batendo rápido e respiração acelerada, sem nenhum grande motivo. Assim que abri os olhos, peguei o celular e vi minha timeline do Facebook e conferi meu e-mail. Deu ainda mais desconforto. Decidi meditar e fiquei mais tranquila, mas a ansiedade ainda estava ali.

Quando fui conferir minha lista de atividades, vi que tinha um MONTÃO de coisas para dar conta em pouquíssimo tempo e que eu ia ter que correr para conseguir ter tudo pronto. O coração bateu mais forte ainda, a garganta fechou e parei de respirar por uns segundos.

Sentei para trabalhar, mas não rolou me concentrar um segundo. Abri o Facebook e o Instagram e fiquei duas fucking horas ali, pensando na vida maravilhosa que eu deveria ter e não tenho e em tudo que eu precisava mudar em mim para ser “perfeita”. Até que olhei pro relógio, levei um susto e aceitei: não vou conseguir fazer nada do que quero hoje, melhor nem começar. Outra hora eu faço, outra hora conquisto meus sonhos.

E assim fui procrastinando. Até aparecer a Valen versão produtiva para me dar uma luz com as próximas 6 dicas que, claro, tem tudo a ver com o Planner • DSS, um guia de desenvolvimento pessoal que ajuda jovens a ter produtividade com autoconhecimento na prática!

Foi então que meu dia ficou lindo de novo e que eu comecei a fazer tudo mais rápido, mais focada, mais atenta e sem tanta ansiedade.

Com isso, descobri que:

► Minha ansiedade é a desconexão de mim mesma com o presente e o resultado de um monte de expectativas sobre quem eu deveria ser, como deveria ser, o que deveria ter e o que deveria estar fazendo.
► A minha ansiedade também é sinal da minha expressão criativa: quando estou pensando em criar algo muito diferente mas que ainda não sei bem como chegar lá, ela aparece para me dizer que não posso parar até concretizar minha ideia. Talvez a sua ansiedade esteja dizendo a mesma coisa.
► A produtividade começa com o autoconhecimento e, principalmente, em entender quais são meus motivos para fazer o que faço. Focar nesses motivos vai me deixar mais motivada, produtiva e menos ansiosa.

A seguir, minhas 6 dicas para um dia produtivo pra caramba, mas sem ansiedade:

Eu comecei a trabalhar muito nova e, desde muito cedo, precisei aprender a organizar meu tempo para dar conta de todas as minhas responsabilidades. Aos poucos, fui testando várias coisas que deram certo (e outras que nem tanto). Hoje, eu lido com 3 trabalhos (estágio, voluntariado e negócio próprio), faculdade, TCC e vida pessoal. Sempre com muita correria sim, mas – quase sempre – sem estresse.

Aqui eu conto as melhores dicas que eu tenho para que você tenha um dia – e uma vida – incrivelmente produtivo:

1) ACHE SEU MOTIVO

Você sabe a razão de tudo que você faz? Você sabe quais são seus motivos para continuar mesmo quando as coisas ficam difíceis e você tem vontade de largar tudo e sair correndo para um mundo paralelo sem responsabilidades?

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A maioria dos gurus de produtividade ensina como ser produtivo, mas poucos fazem você pensar sobre o por que você quer ser produtivo. Então, comece pensando quais são as suas razões para fazer o que você está fazendo (pode ser para ajudar alguém, ou para conquistar um grande sonho, ou o que você quiser). Geralmente, quando eu acordo na maior pilha e motivação é por duas razões: 1) quero ajudar a minha família a ter uma boa estabilidade financeira; 2) tenho muitos sonhos que dependem totalmente de tudo que faço agora e sempre que fica difícil, lembro que eles estão lá me esperando.

Sempre que pensar em desistir, lembre por que você começou.

Lembre que o motivo é o que move você para ação (eu gosto de falar que ele é um motor mesmo, sem ele você não anda), afinal, motivo + ação = motivação.

No Planner • DSS tem a ferramenta Minhas Motivações para você escrever todos os seus motivos para continuar.

2) COMECE O DIA DEFININDO PRIORIDADES

Eu sei que você tem uma lista de tarefas quase infinita e, quando você pensa que ela está acabando, surge uma chuva de novas tarefas que você nem esperava.

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Para evitar que você acabe surtando, a melhor maneira de lidar com todas as suas tarefas diárias é priorizar por Urgente (tudo que não pode esperar de jeito nenhum, porque se não for feito, vai ter uma consequência negativa), Importante (coisas que você precisa resolver o mais rápido possível), Posso Esperar (tarefas que você pode deixar para depois).

Além disso, eu – junto com todos os seres produtivos da história – recomendo fortemente que você defina 3 metas (apenas três, nem é tanto assim!). Essas metas são as tarefas que você precisa ter terminado até o final do dia.

Essas metas vão ajudar você a perceber a sua lista de tarefas em pequenas partes e entender que, fazendo pouco a pouco, nada é tão impossível assim.

No Planner • DSS, você planeja seu dia escrevendo não apenas 3 metas, mas também os seus sentimentos desejados e o seu desafio diário. Assim, você cria uma intenção e programa o seu cérebro para fazer com que, mesmo inconscientemente, ele trabalhe para que você consiga o que quer.

E, se você não sabe como criar uma meta eficiente, leia a dica a seguir.

3) TENHA UMA META CLARA E QUE FAÇA SENTIDO PARA VOCÊ

Você já deve ter se colocado várias metas na sua vida, mas se elas não deram certo, tenho duas boas explicações:
1) não eram nada realistas (tipo acordar às 5h da manhã para ir na academia).
2) não faziam o menor sentido pra você (tipo passar em Medicina, quando na verdade você é louco por fazer História). A chance de você ter se sabotado aqui é grande.

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A grande sacada é criar uma meta clara (com o máximo de detalhes possível), que seja realista (você tem que saber que não vai ser fácil, mas você tem chances de conseguir) e que faça sentido pra você (se seu coração dispara sempre que você pensa nela e você não vê a hora de conquistar sua meta, ela está fazendo sentido).

Se você quer saber mais sobre como deixar sua meta redondinha e pronta para a ação, da uma olhada no post GUIA PARA CRIAR E CONQUISTAR METAS COM SENTIDO.

Além disso, no Planner • DSS tem o Foco na Meta, uma ferramenta especial com 8 passos para você planejar e realizar a sua meta.

4) APRENDA A RESPIRAR E A MANTER A CALMA

Momentos ruins vão acontecer e os problemas vão chegar. E antes de você entrar em desespero, apenas respire.

 

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Pode parecer algo muito óbvio, afinal teoricamente todo mundo precisa saber respirar para estar vivo neste mundo (dãã). Mas, será que você sabe mesmo? Ao longo dos anos, a nossa respiração fica cada vez mais automática e a gente vai esquecendo de como respirar de verdade. Por isso re-aprender a respirar é fundamental aprender a controlar suas emoções e pensamentos, principalmente em situações ruins.

Sempre que você se sentir nervoso ou ansioso por alguma coisa PARE TUDO (é sério) e concentre-se na sua respiração por 1 minuto. Isso vai ajudar você a focar no momento presente e a acalmar sua mente. E assim, você vai ter mais condições de focar na solução, em vez de se preocupar com o problema.

Se você sente que a ansiedade é algo que toma conta da sua vida, veja o post QUANDO A MENTE NÃO PARA E A ANSIEDADE TOMA CONTA: 7 IDEIAS CRIATIVAS PARA SAIR DESSA.

E se você quer dar um passo a mais, uma boa dica é começar o dia meditando. Apenas alguns minutos já vão fazer TO-TAL diferença no resto do dia. Veja a lista de 5 APLICATIVOS PARA RELAXAR, APRENDER A MEDITAR E SER MAIS FELIZ.

5) SAIBA A HORA DE PARAR

Quando o assunto é produtividade, parece que as pessoas só pensam em como fazer mais e mais e mais. O grande problema é que para fazer cada vez mais, você precisa estar inteiro.

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Saber quando parar é tão importante quanto saber quando começar.

Tenha definido um tempo no seu dia para você, para fazer qualquer outra coisa que você goste e que dê energia e motivação. Vale uma pausa para botar aquele seriado em dia, ler um bom livro, sair para passear, tomar uma cerveja, ou sair com seus amigos.

Entenda: descansar conscientemente não é procrastinação. Qualquer atividade que deixe você animado, energizado e descansado é muito (muito mesmo, vai por mim) mais produtivo do que trabalhar por horas e horas sem parar.

6) FAÇA UMA RETROSPECTIVA DIÁRIA

Antes de dormir, eu costumo contar carneiros escrever. Eu deixo registrado todas as coisas importantes que aconteceram no dia, que metas alcancei, o que aprendi e pelo que sou grata.

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Isso me ajuda a entender que o meu dia inteiro valeu a pena, mesmo que tenha sido difícil. Também é legal para saber que cada pequeno passo nunca é em vão, se você vai na direção dos seus sonhos e objetivos.

Fica uma boa dica para você terminar o dia bem também.

No Planner • DSS você encontra o Diário, para fazer uma boa retrospectiva de todo seu dia e, ainda, deixar registros os melhores acontecimentos!

Gostou do texto? Deixa seu comentário aqui embaixo e me conta que dicas funcionaram melhor pra você!

O QUE É O PLANNER • DSS?

Durante este post falei bastante sobre esse tal de Planner • DSS. Se você ainda não conhece, aqui eu explico melhor como surgiu, o que é e como pode ajudar você a ter mais produtividade com autoconhecimento na prática.

E, se você já quiser garantir o seu  – e aproveitar mais de 20% de desconto até o dia 31 de maio – é só acessar este site.

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