Crie sua vida Desenvolvimento Pessoal

Nós queremos mesmo é sair mundo afora!

Você consegue imaginar qual é o maior desejo de um jovem atualmente?

Se você respondeu dinheiro, errou feio. Se respondeu fazer festa, errou também.  Há umas semanas iniciei o meu primeiro estágio curricular de Psicologia. Tive a grande sorte de encontrar um colégio, bem pertinho da minha casa, que estava precisando de um orientador profissional para o Ensino Médio e, bingo, me acharam!

Estava tão empolgada, que logo nos primeiros dias decidi fazer um levantamento dos principais desejos dos alunos. E, confesso, fiquei completamente surpresa com os resultados. Felicidade, sucesso, família e dinheiro foram algumas das palavras que mais se repetiram. Porém, a principal foi, adivinhem só: viajar.

Isso mesmo, 49% dos alunos desejam morar fora, fazer intercâmbios e conhecer novos lugares. Dos alunos do terceiro ano, 51% das respostas estavam relacionadas com viagens, contra apenas 11% que queriam dinheiro.

O mais curioso é que percebo que viajar não é apenas um desejo de alunos do Ensino Médio, mas é comum a toda uma geração que cansou da mesmice e busca constantemente novas experiências. Geração líquida, diria talvez o Bauman.

O fato é que nós queremos mesmo é sair mundo afora! Viajar não é mais um luxo, tornou-se um estilo de vida – os Nômades Digitais que o digam! Temos, hoje em dia, mais facilidade de acesso a passagens, pacotes turísticos, intercâmbios e qualquer outra possibilidade de viajar, inclusive para pessoas que antes nem imaginavam sair da sua cidade natal. Acredite, por mais de 10 anos a minha família teve uma agência de turismo e eu vivi na pele essas mudanças.

O artigo em espanhol ¿Por qué los jovenes ya no quieren comprar automóviles y vivienda? afirma que os valores da geração Y mudaram consideravelmente em relação aos dos seus pais. O êxito está relacionado em investir em experiências, viagens e aventuras. “Agora, os jovens querem um horário de trabalho flexível, independência econômica e geográfica, antes de prosperidade e estabilidade.” Curioso, não? Pessoas do outro lado do mundo traduziram em palavras as estatísticas que levantei numa escola do lado da minha casa.

Portanto, a pergunta que não quer calar é: por que queremos tanto viajar? E, infelizmente, acredito não ter uma resposta pronta, mas me atrevo a dizer que é devido a um desejo coletivo de conhecer.

Vivemos na era do conhecimento, em que diversas ferramentas, entre elas, a internet, facilitam o acesso à informação e à interação com o mundo. Se o que antes nos limitava era a saudade de casa, hoje podemos estar bem pertinho de outras pessoas estando em qualquer lugar do planeta através do Facebook ou Skype, por exemplo. Se estamos com medo do desconhecido e de estar num lugar completamente diferente, temos Google com seus vários recursos.

Penso, também, que este fato se deve a uma vontade de nos sentirmos livres para tomar nossas próprias decisões e criar nosso caminho. E viajar, nada mais é, do que a concretização desse desejo de liberdade.

Nós queremos mesmo é sair mundo afora!

“Viajar é a única coisa que você compra que te faz mais rico.” Autor desconhecido.

Compartilhe!

Comentários

Comentários

Você também vai curtir:

Seja o primeiro a comentar!

Deixe sua mensagem!

RECEBA O SPOILER DO BEM! :)

Quer receber os melhores conteúdos do Descubra seu Sentido, dicas, desafios e presentes exclusivos no seu e-mail? Te cadastra no Spoiler do Bem!
Nome
Idade
E-mail
Não se preocupe, também odiamos spam :)