Crie seu trabalho Desenvolvimento profissional

Você pode ser o que quiser.

Lembro que quando criança, eu tinha uma bela coleção de Barbies, algo muito comum entre as meninas da minha geração. Algumas delas eram loiras, outras morenas e todas tinham variados tons de pele. Eu sempre dava um jeito de deixar as minhas bonecas com o meu estilo próprio, cortando os cabelos, estilizando suas roupas e pintando seus rostos. Às vezes elas ficavam um pouco estranhas – para não dizer deformadas – mas era essa a minha maneira de tornar uma boneca tão imparcial em única, em minha.

Eu cresci e, com uns 10 anos de idade, comecei a ter repulsa de Barbies. Eu era uma menina gordinha, baixinha e de descendência latina e, portanto, aquela mulher alta, esbelta e que parecia ter saído dos melhores filmes de Hollywood definitivamente não me representava. Eu passei a ter raiva de Barbies e me negava a brincar com elas.

Mas eis que hoje tudo mudou e eu comecei a sentir novamente um pouquinho daquele carinho que eu tinha por essas bonecas. Recentemente, a Barbie lançou este vídeo, que mostra meninas no papel de profissionais, brincando de ser gente grande, mas com um ar de descontração, inteligência e fofura que só crianças conseguem ter.

A Barbie, que há anos já produz bonecas de diferentes profissões e tem no seu slogan “seja o que você quiser”, trouxe à tona novamente a questão do feminismo, de que nós, mulheres, temos o direito de sonhar muito alto e chegar na posição que desejamos com o respeito e a admiração que todas as pessoas – inclusive as crianças – merecem.

Porque ser feminista não significa ser escandalosa, radical ou ficar de “mimimi”. Não significa querer ser melhor do que os homens e ter nenhum tipo de dominação sobre eles. Significa, sim, lutar para ter direitos iguais a eles, para ter os mesmos cargos e salários, para ter a mesma autoridade e não ser desvalorizada “só por ser mulher”. Significa estar questionando o tempo inteiro os velhos padrões, enfrentando os nossos pais, chefes, namorados e amigos quando preciso.

Significa encarar de frente àquele cara que te olha estranho na rua, mesmo morrendo de medo por dentro. Significa defender as suas amigas em festas quando alguém decide levar a brincadeira a outro nível sem nenhum tipo de consentimento. Significa se preocupar com meninas, como é o caso da Valentina, que enfrentou inúmeros assédios quando o que ela apenas queria era conquistar um grande sonho. Ser feminista significa simplesmente querer um mundo mais justo e humano para todos.

Por isso, a campanha da Barbie caiu tão bem: porque ela consegui captar de uma maneira inteligente o contexto social que estamos vivendo. Então, se por um lado eu tenho claro que essa é uma estratégia de marketing e que há todo um jogo publicitário e um mercado por trás, por outro, fico muitíssimo feliz de que isso tenha acontecido.

Ela é a prova de que duas grandes mudanças que estão ocorrendo no mundo: as mulheres estão conseguindo conquistar o espaço que merecem no mercado de trabalho e cada vez mais as pessoas têm a liberdade para sonhar alto e escolher uma profissão com a qual se sintam realizadas plenamente.

 Então, fica a minha pergunta: o que você queria ser quando era criança?

Assim como as meninas da propaganda, tenho certeza que você já brincou muito de ser algum profissional. Eu lembro que eu brincava de ser professora, tinha uma paixão imensa por ensinar. Além disso, adorava criar e lidar com arte e também de escrever sobre qualquer assunto que viesse na minha cabeça. E hoje em dia, eu consegui trazer tudo isso na minha própria profissão!

O mais interessante é que essas paixões, talentos e habilidades, nunca se esgotam. Mesmo que você não faça uso, elas vão ficar guardadinhas esperando o momento certo para você abrir novamente a gaveta e encontrar aquele tesouro abandonado que você mesmo escondeu.

Porque ter um trabalho que faça sentido para você, significa colocar em prática a sua essência, quem você é. E não há maneira mais pura de encontrar-se com você do que voltando a ser criança.

 E ainda, com esse texto fica aqui a minha homenagem ao Outubro Rosa <3

Compartilhe!

Comentários

Comentários

Você também vai curtir:

Seja o primeiro a comentar!

Deixe sua mensagem!

RECEBA O SPOILER DO BEM! :)

Quer receber os melhores conteúdos do Descubra seu Sentido, dicas, desafios e presentes exclusivos no seu e-mail? Te cadastra no Spoiler do Bem!
Nome
Idade
E-mail
Não se preocupe, também odiamos spam :)